domingo, 6 de março de 2011

Jundiaí: Carnaval 2011

Tempo de folia
O carnaval jundiaiense teve sua grande noite ontem (05), com o desfile das escolas de samba do município; com a tradicional disputa entre a escola de samba Arco-Íris, escola fundada por moradores do bairro Eloy Chaves, e a escola União da Vila Rio Branco, escola da tradicional Vila Rio Branco. As duas escolas mantêm uma hegemonia que dura quase duas décadas.
Neste ano, o tema de enredo da escola Arco-Íris é a trajetória profissional do Dr. Tobias Mozaiel, fundador do grupo JJ de comunicações (Jornal de Jundiaí e Rádio Difusora). Muzaiel faleceu em 2010, e em deferência a este acontecimento, o sambista Foguinho decidiu realizar tal homenagem.
Muzaiel na Rádio Difusora

Tobias Muzaiel teve uma trajetória vitoriosa (profissionalmente), e subtende-se que um comunicador preste serviços a população ao qual seu trabalho está inserido, informar idoneamente é prestar serviço. No entanto, enquanto Muzaiel esteve vivo, quais foram os principais serviços prestados pelo mesmo ao povo de Jundiaí? Qual é o seu legado?

Pequena reflexão
Não acredito que um breve artigo consiga descrever, porém, acredito que o mesmo pode suscitar a reflexão, e com esta intenção publico-o. Hoje o Jornal de Jundiaí (JJ) é a maior força do Partido da Imprensa Golpista (PIG) local, tendo em quase todas as matérias certo viés em benefício a determinado grupo político. E a instituição tem em sua cadeira de editor-chefe, a figura do jornalista Sidnei Mazzoni, um sujeito extremamente conservador e elitista.
A Rádio Difusora, como todos os veículos de difusão radiofônica da cidade, tem repercussão inexpressiva, infelizmente, não pode servir de objeto de análise.  Ademais, tem a clássica história do Círculo Operário Jundiaiense (COJ) descrita pelo Padre Antonio Maria Toloi Stafuzza, que contrapõe a glória quase que mágica de Muzaiel.

Finalmente
Não sou contrário a homenagem a Muzaiel, sou a favor do real entendimento dos fatos. Mas não posso negar que considero muito mais válido, muito mais honroso, uma homenagem ao nosso grande e indelével Erazê Martinho, este sim é unanimidade.
                            Martinho desfilando pelo bloco "Refogados do Sandi"

Nenhum comentário:

Postar um comentário