segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sub-sede da APEOESP tem nova coordenação


Adilson Salinas Pires promete forte atuação da entidade para que todos os professores sejam ouvidos


A sub-sede regional da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), sediada em Jundiaí, passou recentemente por um processo de votação para eleger sua nova coordenação. O novo coordenador eleito é o professor Adilson Salinas Pires, licenciado em historia e pedagogia, para os próximos três anos.
Tive uma rápida conversa com o coordenador no dia da posse da nova coordenação. Quando indagado sobre o atual momento do ensino em São Paulo, Adilson foi enfático ao apontar as falhas, que para ele são inadmissíveis. “O ensino fundamental público passa por um momento muito ruim no Estado de São Paulo, pois o método de ensino adotado pelo Ex-Secretário de Educação, Paulo Renato de Souza, reduziu a possibilidade de atuar do docente, pois o mesmo é obrigado a seguir apostilas desenvolvidas para cada matéria, perdendo o espaço de elaboração do seu processo pedagógico”, comenta. Segundo ele, tal método tornou o processo mais robótico, onde os maiores lesados são os alunos.
Para ele, a gestão do ex- governador José Serra (PSDB) foi determinante para o afrouxamento na qualidade do ensino. “O Estado de São Paulo vem adotando políticas educacionais que só contribuem para o descontentamento dos milhares de professores ligados ao ensino público. Quando o Serra assumiu em 2007, ele nomeou a socióloga Maria Helena Guimarães de Castro, historicamente ligada aos governos do PSDB. A gestão dela foi um fiasco, pois ela quis trazer a competição do mercado para o ambiente educacional. Hoje os professores são obrigados a competir entre si para obter a bonificação através do chamado exame de mérito, muitos, como eu, se recusam a fazer o exame, pois consideramos um desrespeito com a formação de cada um e aos alunos. Na minha opinião, esta pratica só visa fragmentar a classe, tornando o sindicato mais fraco”, argumenta.
Segundo Pires, a APEOESP é a única entidade representativa dos professores e diz que a campanha salarial é uma bandeira constante, pois segundo ele, o Estado de São Paulo paga um dos mais baixos salários do Brasil. “Estaremos nas escolas, nas ruas e com os professores, interagindo com os alunos e o movimento estudantil para avançarmos em nossas lutas”, garante.

                          Nova Coordenação da APEOESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário