quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O rei nu


A estória do rei nu, do dinamarquês Hans Christian Andersen, é muito aplicável no território jundiaiense, porém, por outro prisma. No caso de Jundiaí, quem ocupa o papel de tolo é o povo, e a maior autoridade, que na estória é o rei, aqui é o prefeito Miguel Haddad. Em Jundiaí, o “rei” ocupa o papel dos espertos vendedores de tecido.
O rei de Jundiaí adora que sua “boa administração” seja externada em todas as esferas, para que assim seus habitantes possam ser convencidos, pelos outros de fora, que de fato vivem em uma cidade acima dos padrões nacionais. O rei está usando o tecido mágico, que neste caso é a suposta boa administração, e todos do povo acreditam nela, pelas eloqüentes campanhas publicitárias, a “mágica do tecido”.
A festa promovida pelo rei de Jundiaí para que todos possam conhecer seu novo traje já dura mais de 18 anos, mas como no conto dinamarquês, um menino gritou: o rei está pelado, aqui pode se ouvir alguns “meninos” também gritando, tentando elucidar a todos que o rei local está pelado, pois seu tecido, a boa administração, é uma grande mentira, puro conto de fadas.
Ao longo dos anos muitos vêm percebendo isto, notando a nudez do rei, mas como defesa, ele está a abusar da magia do tecido, com suas campanhas publicitárias, que retardam a percepção de boa parte do seu povo. Mas muitos outros percebem os grandes percalços administrativos, que unidos fazem-se a nudez do rei.
Muitos não conseguem colocar seus filhos nas creches nas férias, outros não conseguem matricular seus filhos nas creches, as favelas continuam sem qualquer amparo municipal, o trânsito encontra-se em situação caótica, e as chuvas têm causado transtornos nunca vistos na vida de muitos da população, causando até mortes.
O milagre do dinheiro que não rende já está incomodando também, como uma das cidades mais ricas do país não consegue pagar suas precatórias? o monopólio da construção civil tem deixado todos, até os mais enfeitiçados pelo tecido, cismados, pois é perceptível que somente as áreas que ganharam novos condomínios recebem investimentos de infra-estrutura. Aos poucos, muitos estão vendo que o rei está nu, e chegará um dia que será de conhecimento de todos, dizem que isto ocorrerá em meados de 2012. Quando o rei irá cair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário