sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Um pouquinho da Jundiaí de verdade

O povo jundiaiense conheceu verões bastante austeros, mas este tem sido um verdadeiro verdugo, o clima seco do verão do sudeste é um castigo para o povo que goza, na maior parte do ano, de um clima agradável. Uma leve brisa serrana, que encontra as faces dos mais de 370 mil habitantes que a cidade ostenta, faz com que Jundiaí seja conhecida por seu clima agradável.
Os primeiros 56 dias do ano – apesar das chuvas – têm sidos presenteados por um sol fumegante, que faz o povo trabalhador – aquele que necessita dos serviços públicos – sofrer, apesar do delírio do termômetro do Terminal Vila Arens, que insiste em marcar – 9°. Para alguns, seria um sonho se assim fosse.
Mas infelizmente (ou felizmente) o clima registrado pelo termômetro do terminal é um erro, e sua persistência não passa de descaso do poder público.  O fato é que os usuários dos serviços do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) sofrem com as lotações dos ônibus, e hoje, presenciei um diálogo que sintetiza toda a ineficiência.
Moro no Parque Residencial Eloy Chaves, e aproveitando os dias livres que estou tendo, tenho ido frequentemente ao centro da cidade resolver assuntos burocráticos, e hoje fui à sede do sindicato dos metalúrgicos. Utilizei os serviços da linha 941.A –  que faz o trajeto do bairro ao centro, pela Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto -, por volta das 14h20min.
Quando subi ao ônibus, me deparei com a habitual lotação máxima. Procurei um lugar vago, e enquanto procurava, percebi que os bancos vermelhos (assentos preferências) estavam vagos, então resolvi sentar, até que alguém precisasse do lugar, que era seu por direito. Neste ínterim, ouvi o motorista e o cobrador conversando, e pelo que pude registrar, a conversa foi assim:
Motorista: - Você viu como está cheia de buracos esta rua (Dante Bellodi, no Eloy Chaves)?
Cobrador: - É porque não tem nenhum condomínio dos barões da cidade por perto.
Motorista: - Verdade, toda vez que eles inauguram um condomínio arrumam tudo que está envolta.
Cobrador: - Um dia isto vai ter que acabar, e espero que seja em breve.
Fiquei atento enquanto conversavam, e confesso que fiquei feliz pela consciência desses cidadãos, que tanto trabalham para o povo.

A verdade é que o transporte público em Jundiaí está um caos, apesar da megaestrutura - que conta com sete terminais -, os usuários de ônibus sabem das dificuldades de quem precisa utilizá-los. O calor, a lotação e a má qualidade das ruas transformam o dia-a-dia dos trabalhadores em um verdadeiro inferno.

Um comentário:

  1. Será Que o cidadão Jundiaiense está acordando ?
    Confesso ainda tenho esperanças.
    Excelente Post...abrass !

    ResponderExcluir