sábado, 5 de fevereiro de 2011

Falta de mão-de-obra de qualidade: desafio do crescimento econômico


A importância de Jundiaí
Todos, ou boa parte dos jundiaienses, têm a percepção da dimensão da importância de Jundiaí na história do nosso estado e do nosso país, Etiam per me Brasilia Magna”, a frase do brasão da cidade, brasão este que foi desenhado por Afonso de Taunay – historiador do início do século XX – é a síntese deste contexto.
Fundada no dia 14 de dezembro de 1655 -  a partir da construção da capela sob invocação da padroeira Nossa Senhora do Desterro -, como cidade, surgiu em 1615 como aldeia, estabelecida por Rafael de Oliveira, o velho.  Jundiaí tem, nos dias atuais, uma proeminência econômica pujante, graças à sua excelente localização geográfica, tornando-a uma bácia logística da saída oeste do estado de São Paulo. Mas nem tudo são flores.
Jundiaí possue leis arcaícas que impedem que mais investimentos cheguem, fazendo com que a cidade acabe perdendo oportunidades valiosas, que com certeza iriam beneficiar os trabalhadores locais. Ainda sim, é detentora de um imenso parque industrial, que sofre com a escassez de mão-de-obra qualificada.
Em matéria publicada no dia 02 de fevereiro de 2011, no Jornal Bom Dia, o repórter José Arnaldo de Oliveira descreveu a atual situação da cidade quanto à escassez de mão-de-obra qualificada, que afeta todos os setores, como: comércio, indústria, agricultura e serviços.
A matéria está disposta no link abaixo:

Tendência
Com a chegada da gigante chinesa Foxconn, em meados de 2006, Jundiaí tornou-se um pólo eletrônico, pois outras empresas do mesmo ramo acompanharam a gigante de Hon Hai. Produzindo placas de circuito impresso para computadores, e montando os computadores, a Foxconn busca mão-de-obra qualificada na região de Campinas – forte no segmento eletrônico - , para treinar os trabalhadores de Jundiaí.
Entretanto, a falta de investimentos da prefeitura em qualificação de mão-de-obra pode fazer com que esta gigante que emprega 4000 funcionários na cidade acabe buscando outro lugar para atender sua crescente demanda de produção, sem precisar de tamanho esforço para qualificação de mão-de-obra.
Apesar de abrigar mais empresas do ramo eletrônico, nenhum curso de capacitação para a área foi criado por qualquer entidade, em parceria com a prefeitura. Nota-se uma falta de planejamento da prefeitura no caso. Jundiaí precisa garantir preparo para abrigar novos investimentos e criar estrutura para manter os que estão em curso.

Atendendimento à população
A principal falha da atual administração de Jundiaí é exatamente as políticas sociais, que são ínfimas perante à demanda, em todos os campos, como plano habitacional, educação – principalmente na política de crechês - , atendimento de especialidades na área da saúde, urbanização, entre outros.
Quem mais sofre com tamanha incompetência são as comunidades mais carentes que dependem do poder público e principalmente da sensibilidade do munícipio, que deve ser o primeiro suporte para estes cidadãos e cidadãs.

Honrar a história
Jundiaí precisa honrar sua história, trazendo aos jundiaienses todos os benefícios que esta pujança econômica pode trazer, a prefeitura deve fazer com que cada canto da cidade usufrua do exorbitante orçamento anual de 1,5 bilhão. A oportunidade tem que ser para todos, não só na propaganda, mas na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário