segunda-feira, 9 de maio de 2011

Conclamação para o COMDEMA se posicionar

Muitos podem gritar de raiva por estes, que como eu, não concordam com a atual gestão da cidade de Jundiaí; mas que existe uma sinergia muito suspeita na cidade, existe. Os conselhos municipais, algumas ONGs e outros órgãos da sociedade civil que deveriam tomar posição quanto algumas ações do grupo que há muito tempo governa a cidade não se posicionam, em um estranho processo de consentimento e aprovação.
Em tempos recentes, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) se tornou de todos os conselhos municipais, o mais combativo, pois não é cooptado.
Estranheza: infelizmente algumas ações que em outrora causaria grandes manifestações por parte deste conselho, hoje estão passando despercebidas e algumas estão sendo aprovadas. O blogueiro Cesar Tayar, mais uma vez denunciou o intento da Fundação Antônio Anchieta Cintra Godinho e da família Haddad de inaugurar, no terreno da Fazenda Ermida, um grande condomínio de luxo, conforme texto abaixo:
O tempo é o senhor da razão
No início do ano passado relatamos neste blog a existência de um contrato entre a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho e o prefeito Miguel Haddad e seus irmãos no sentido de realizarem um loteamento de 3.000.000 m2 na região da Fazenda Ermida. A Fundação entraria com o terreno e o prefeito e seus irmãos, além de ficarem responsáveis pelos registros do empreendimento na prefeitura, executariam as obras cujo lucro se aproximaria dos R$ 500 milhões. Devido àquela denúncia, o prefeito e seus irmãos entraram com um processo contra este blog conseguindo, inicialmente, um despacho judicial para retirarmos o post do ar. Como decisão judicial não se discute, cumpre-se, excluímos o texto. Após apresentarmos a nossa defesa, estamos agora no aguardo da sentença judicial de 1ª instância. Muito bem. Na semana passada toda a imprensa local apresentou uma matéria dizendo que a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho havia dado entrada no Conselho Gestor da Serra do Japi de um pedido de autorização para o loteamento da Fazenda Ermida, o que causou uma revolta geral nos conselheiros já que aquele imóvel penetra na área tombada da Serra do Japi. Após a análise deste conselho o pedido seguirá para a aprovação no COMDEMA. Além destes fatos, gostaríamos de comentar apenas o seguinte: Os fundadores da Cidade dos Meninos, quando a criaram, tinham como objetivo educar crianças e adolescentes, cultivar a prática de valores éticos e morais essenciais para o desenvolvimento de sua identidade plena e o exercício da cidadania. Jamais tiveram a intenção de transformar toda aquela área em um mero condomínio de luxo. E é em nome destas pessoas extraordinárias, que um dia viveram em Jundiaí, que temos criticado a mudança de objetivos do patrimônio da Fundação.

Fonte: Blog do Beduíno

A criação do Parque Florestal Estadual da Serra do Japi é uma discussão imprescindível para Jundiaí, pois a criação do parque vai minar qualquer chance de abuso ou de privilégio do poder público naquela área, conforme proposto pelo Deputado Estadual Pedro Bigardi (PCdoB).


Outro caso: o COMDEMA acaba de aprovar que uma nascente seja exterminada na Rua Torres Neves, sem realizar qualquer audiência pública, fazendo com que o restante da população civil possa participar da decisão.
Seria muito importante que o COMDEMA tomasse posição neste momento, e tornasse públicas suas posições quanto todos os temas que estão na pauta do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário