sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Análise do dia 03/12

Acabou a campanha eleitoral. E como esperado, o corpo do novo governo vem se configurando, a presidente Dilma está divulgando os novos nomes em blocos. Os nomes para área econômica já estão públicos, sendo: Miriam Belchior, Guido Mantega e Alexandre Tombini para as funções de ministra de planejamento, ministro da fazenda e presidente do Banco Central respectivamente. Também já está definido como certo o nome do atual ministro de planejamento, Paulo Bernardo, para a pasta de comunicações, basta apenas a nota oficial da assessoria de imprensa da equipe de transição.
E as últimas notícias oficiais do planalto anunciam Antonio Pallocci, ex- ministro da fazenda, agora como ministro chefe da casa civil, assim como José Eduardo Cardozo, deputado federal e secretário geral do PT, como ministro da justiça. Gilberto Carvalho será mantido na secretaria geral da presidência – cargo parecido com que vem exercendo durante o governo Lula -, nenhum dos nomes relacionados foge das especulações.
Com certeza tais nomes são do agrado da presidente Dilma, mas também é certeza que passaram pelo crivo do presidente Lula, exercendo nestes casos a função de conselheiro de luxo. Provavelmente Fernando Haddad será mantido na pasta de educação, assim como o PMBD irá assumir quatro ministérios. Assunto responsável pela polêmica da semana.
O atual ministro da defesa, Nelson Jobim (PMDB), está envolvido em um esquema de tráfego de informações com diplomatas americanos, o nome de Jobim está no relatório do governo americano vazado na última semana, como líder brasileiro mais confiável do governo americano. Reputação adquirida em jantares onde o ministro, de acordo com o relatório, divulgava informações do Itamaraty.
Foi informado que o presidente Lula, na semana passada, solicitou a presidente Dilma a permanência do ministro Jobim, para que as boas relações com o exército pudessem ser mantidas, mas com os novos escândalos, a militância espera que Jobim saia do governo. O ministro está sendo chamado de ministro X-9, pelos seus atos de tráfego de informações.
Outra polêmica que circunda o processo de transição está na pasta de meio-ambiente e nos bastidores do PT. Refere-se à atual ministra Izabella Teixeira, indicada pelo presidente para continuar no cargo, porém, o PT se opõe a tal decisão, não por se opor às idéias da ministra Isabella – que são deveras progressistas – mas sim pelo fato dela não ter filiação partidária.
Lideranças petistas entendem que o PT deve recuperar o papel de protagonista na causa ambiental no governo Dilma, já que com a saída da Marina Silva para o PV, o PT perdeu certa parte da força que tinha nesta causa perante à sociedade.
Em minha opinião, a solução é simples: convidar a ministra Izabella para se filiar ao PT já que a mesma é detentora dos mesmos ideais da ex-ministra Marina Silva e do ex- ministro Carlos Minc, haja vista que a mesma provou a sua competência, e assim todas as partes do processo serão atendidas.
 Vide gráfico de desempenho do Ministério do Meio-Ambiente no governo Lula:



Com certeza o mais importante é que independente da pessoa física, as políticas serão as mesmas.
Por enquanto faço uma boa avaliação dos nomes divulgados, e estou ansioso com o nome a ser escolhido para a Secretaria de Comunicação Social, devido ao intenso debate que irá ocorrer no próximo ano em torno da “Ley de Medios” ou regulamentação da mídia, que tanto incomodou no PNDH3, mas tende a ser amadurecida e aprovada. Só não se sabe o devido tempo para isto.
Nesta tarde foi divulgada a notícia de que a jornalista Helena Chagas foi convidada para ser a secretária de comunicação social, porém, não há nenhuma informação quanto à resposta da jornalista.
O fato é que a presidente Dilma prometeu fechar todos os nomes até o dia 15 de dezembro. Então, provavelmente, a próxima semana será agitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário