quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A verdade sobre o comercial

  
Antagonismo
A atual gestão (que representa o poder das últimas duas décadas) de Jundiaí continua nos impressionando, sempre com fatos intrépidos, verdadeiras peripécias, sortilégios de quem brinca com a arte da administração pública, e faz dela um instrumento de conforto a bel-prazer, não importando a opinião pública, e, agora, combatendo-a com uma grande operação publicitária arquitetada, e com gastos justos da cidade detentora do 23º PIB do país.
Seria muito mais fácil de entender se Jundiaí honrasse sua proeminência econômica com a qualidade de vida de sua população, principalmente no que tange às comunidades mais carentes e assim fizesse com que toda população de fato entendesse a tão aclamada desenvoltura da cidade no que se refere ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), índice este que coloca Jundiaí como a cidade detentora do quarto melhor índice do estado de São Paulo, atingindo a taxa de 0, 857, de acordo o resultado do Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD) de 2000.
No entanto, o que se vê é uma cidade que cresce – unilateralmente – através dos recursos das construtoras ligadas às famílias dos caciques da cidade, que competem pelas licitações das obras públicas e gozam de uma gigantesca estrutura – imperativa – para construírem seus condomínios privados por toda a cidade. Esta pujança econômica não atingiu os bairros mais carentes, e nem as favelas.
Para agradar a população mais carente, a prefeitura não atendeu toda a demanda das reais necessidades, mas lançou uma forte campanha publicitária, e através dela, a Jundiaí das maquetes chega até as classes C, D e E. Conforme texto do vereador do Partido dos Trabalhos (PT) e ex-Deputado Federal, Durval Orlato, diversas emendas parlamentas foram rejeitadas pela base aliada ao poder executivo para que toda verba destinada à campanha publicitária pudesse ser devidamente aplicada.
O texto pode ser lido no link abaixo:
Atuação global em prol da causa
A cartada feroz está no ar no horário nobre dos principais canais de televisão, o comercial produzido pela produtora jundiaiense Cenaset, com a participação do ator global Cássio Gabus Mendes, está sendo transmitido com uma cobertura por toda região, ou seja, a Jundiaí que todos nós temos o prazer de ter é externada para campineiros, sorocabanos e outros.
No link abaixo o vídeo poderá ser assistido pelo canal da produtora Cenaset no Youtube:
No início do texto, o ator diz que tem parentes que moram em Jundiaí, e expõe os excelentes índices da cidade, porém, com certeza, os referidos parentes do ator moram em um algum condomínio das construtoras já mencionadas, e tem a possibilidade de desfrutarem da cidade apresentada no comercial.
A realidade
Jundiaí tem hoje o pior trânsito de sua história, onde a situação está caótica. Jundiaí não acabou com as favelas e pior, alguns bairros novos, como o Residencial Jundiaí, na região do Eloy Chaves, está surgindo como um bairro com um grande potencial de violência, crianças tendo acesso às drogas no ensino fundamental.
A favela baixada paranaense continua do mesmo modo há anos, assim como um bom número de famílias que ainda residem na favela da Meias Aço, entre outras que são de conhecimento de boa parte dos jundiaienses.
O fato é: as mudanças na cidade não chegam aos que mais precisam, pois focam nos novos condomínios que surgem por toda a cidade. Então, podemos entender que o slogan da atual administração, “Jundiaí: oportunidade é para todos”, é uma grande mentira.   

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