quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Faltam 21 nomes, enquanto isto a roda segue girando...

A equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (8) mais dez ministros que integrarão o futuro governo. Há três nomes do PT: a senadora Ideli Salvatti (SC), líder do partido no Congresso, que será a ministra da Pesca e Aquicultura; a deputada federal Maria do Rosário (RS), que assume a pasta de Direitos Humanos da Presidência; e o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PR), assume a pasta de Comunicações. 
Já a jornalista Helena Chagas, que fez parte da campanha de Dilma e não tem filiação partidária, vai para a secretaria de Comunicação Social.

Do PMDB, partido do vice-presidente eleito, Michel Temer (SP) são cinco: o senador Garibaldi Alves Filho (RN) foi confirmado para a Previdência Social; o senador Edison Lobão (MA) vai para a pasta de Minas e Energia; o deputado federal Pedro Novais (MA) vai para Turismo; o ex-deputado Wagner Rossi (SP) permanece no Ministério da Agricultura; e o ex-governador do Rio de Janeiro e vice-presidente de Fundos e Loterias da Caixa Econômica Federal, Moreira Franco (RJ), fica com a Secretaria de Assuntos Estratégicos. Já o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) volta ao comando dos Transportes.

"A presidente eleita determinou a seus novos auxiliares que trabalhem de forma integrada com os seus demais setores do governo para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda e estabilidade econômica, assegurando a melhoria de vida de todos os brasileiros", disse a nota oficial sobre as indicações.

Michel Temer disse mais cedo que "saiu de bom tamanho" a destinação de cinco ministérios para o PMDB, além da Defesa, onde deve permanecer o atual ministro Nelson Jobim, que mesmo filiado ao PMDB, entraria na "cota pessoal” de Dilma.

Dos dez novos ministros neste terceiro anúncio oficial, todos os nomes já tinham sido cogitados nos bastidores e alguns praticamente confirmados pelos próprios escolhidos. Com a nomeação de cinco peemedebistas, Dilma tranquiliza seu principal aliado. Já o PR continua com a mesma cota que tinha no governo Lula.

Outros ministros

Com a divulgação de hoje sobe para 16 o número de ministros já confirmados e ainda faltam 21 indicações. Na última sexta-feira (3), já tinham sido anunciados os nomes de Antonio Palocci para ocupar a Casa Civil, José Eduardo Cardozo para a pasta da Justiça e Gilberto Carvalho para a Secretaria-Geral da Presidência.

Já na última quarta-feira (24) também foram oficialmente anunciados os nomes da equipe econômica: Guido Mantega, que permaneceu na Fazenda, a coordenadora do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Miriam Belchior para o Planejamento e o diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Alexandre Tombini, foi indicado para o Banco Central. O nome dele já foi aprovado pelos na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), mas ainda precisa da aprovação no plenário do Senado.

Fonte: Vermelho / Folha Online
=========================================================

Conforme já informado por este blogueiro sujo, sem fama e talento, esta semana está sendo agitada no Centro Cultural do Banco do Brasil e na Grana do Torto, QGs da equipe de transição da presidente eleita Dilma Roussef.
Os nomes anunciadas não fogem do esperado, acredito que a surpresa se restringe ao nome de Garibaldi Alves para a pasta da Previdência Social, que em outrora tinha como cotado o nome do também peemedebista Wellington Moreira Franco, que era indicação pessoal do vice-presidente Michel Temer, porém, acredito que seguindo os preceitos já estabelecidos na campanha, a presidente eleita está colocando o caráter técnico à frente em suas escolhas.
Garibaldi Alves Filho nasceu em Natal em 04 de fevereiro de 1947, é formado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde também exerceu a profissão de jornalista. O atual Senador Garibaldi já foi deputado e governador por seu estado, e com certeza não integra a bancada genuinamente progressista da casa maior do parlamento brasileiro, por isso fica a dúvida: sendo a pasta da previdência vital para um governo trabalhista desenvolvimentista, como será sua abordagem com os movimentos sociais ligados à causa dos aposentados e pensionistas? dentro do PMDB é difícil encontrar nomes progressistas.
A escolha de Helena Chagas me parece pertinente e segue a tendência da formação do atual corpo ministerial onde a presidente eleita tem prezado em aumentar a participação das mulheres em cargos majoritários, cabe agora esperar para saber qual será a nova função do atual secretário Franklin Martins e como será a postura da nova secretária no que se refere a “Ley de Medios”. Assunto muito importante para o ano de 2011.
Faltando atender agora o PSB, espero que a presidente preze pelo caráter progressista em suas escolhas, tendo uma opção bastante clara pela esquerda.
Mais nomes do PT e do PCdoB serão muito bem recebidos pelos apoiadores informais do próximo governo. Vamos esperar.
Eu gostaria muito de ver o deputado Brizola Neto com alguma função estratégica na secretaria de comunicação social, já que o rapaz não conseguiu se eleger para o próximo quatriênio.
Dúvida: Por que a manutenção técnica no blog Tijolaço.com do Brizola Neto tem demorado tanto? o blog do nobre deputado vem fazendo falta.

Por: Felipe Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário