sexta-feira, 8 de abril de 2011

Audiência pública sobre mobilidade urbana


O Movimento Jundiaí Livre promove uma audiência pública, na próxima terça-feira (12), a fim de discutir o quesito mobilidade urbana, analisando a situação do nosso município. O debate será realizado em um momento extremamente pertinente, pois Jundiaí vive dias caóticos no que se refere ao trânsito.
Recentemente, o vereador Durval Orlato (PT) levou à Câmara dos Vereadores um projeto que previa a suspensão por 180 dias de qualquer empreendimento imobiliário de grande porte até que dispositivos como o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), ferramenta legal e orgânica do município que visa criar estrutura para a expansão imobiliária, fossem aplicados, porém, por influência do prefeito, tal projeto, que havia sido aprovado em primeiro momento, foi rejeitado pelos catorze vereados da base do governo.
Perda de oportunidade: pois a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) divulgou, recentemente, o balanço da frota de Jundiaí, onde os números não são animadores. O número de veículos na cidade aumentou em 90 mil nos últimos oito anos, alcançando um total de 238 mil veículos neste momento.
Pergunta: quais foram as adequações estruturais realizadas pela prefeitura para suportar tal crescimento? Infelizmente, a resposta é desanimadora, pois de acordo com o ex-secretário de transportes (88-92), José Osmil Crupe, em entrevista concedida ao Jornal Folha do Japi, a especulação imobiliária cresceu aceleradamente de forma que a malha viária não acompanhou o inchaço das construções.
“Só foram feitas algumas intervenções em certas avenidas que foram construídas em gestões passadas”, analisa. Tal situação não é condizente com a propaganda feita pela prefeitura, e não é digna de uma cidade que ostenta um orçamento de 1, 1 bilhão de reais.
Por isso, a discussão é imprescindível para nossa cidade, e para melhor qualificá-la, o ex-secretário de transportes da cidade de São Paulo, na gestão da prefeita Luiza Erundina, Lúcio Gregori, foi convidado. Você que sofre com tal situação, está convidado a participar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário