sexta-feira, 15 de abril de 2011

Abuso no 3º DP de Jundiaí

O Jornal Bom Dia denunciou, e este blog tem o dever de divulgar, sem precisar ser imparcial, expondo a indignação diante de um fato tão inconstitucional, indigno e excludente.
Nesta semana, cerca de seis presos ficaram algemados em um tronco no 3º Distrito Policial de Jundiaí, a imagem do jornal mostra um homem negro, aparentemente com mais de 50 anos, de olhos fechados, em total humilhação.

O jornal entrevistou dois presidentes de comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cássio Cubero, dos Direitos Humanos, e Paulo André de Ferreira Alves, de Assuntos Penais .
Ambos consideraram a imagem “um horror” e manifestaram total discordância quanto ao procedimento aplicado. “São cenas que causam constrangimento e que atentam à dignidade da pessoa, pois presos têm de ser tratados como seres humanos e não assim”, afirmou Cubero.
Alves manifestou-se quanto ao caráter ilegal do ato. “Quando é preso em flagrante ou tem mandado de prisão, o uso de algema é permitido. Mas o preso não pode ficar em um pilar de madeira e sem pelo menos um banco para sentar”, disse.

A OAB de Jundiaí entrará com representação junto ao Ministério Público (MP) e vai acionar o 3º Distrito.  Os entrevistados pelo jornal ficaram surpresos por ser na delegacia gerida por Luiz Carlos Branco Junior.

Conheço o doutor Branco e sei que ele não compactua com atentados contra os direitos humanos. O problema todo está na falta de estrutura da polícia, que abre um prédio gigante na 9 de Julho, mas não vê uma situação dessas na Ponte”, disse Cubero.

A sociedade civil precisa manifestar-se quanto ao abuso praticado, mostrando que a polícia que vigia também é vigiada.

Um comentário:

  1. a mãe dos PM que deveriam estar presa ai.. o povo pensa que a POLICIA é a LEI.. simplesmente a POLICIA SERVE a LEI.. eles confundem D+ o tempo de zumbi dos palmares ja acabou.

    ResponderExcluir